O Projeto

O Projeto Redigir é um projeto de extensão universitária da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi criado em 1999 a partir da vontade de alunos que desejavam promover a abertura da universidade que, sendo pública, deveria retornar à sociedade — sua financiadora — o conhecimento nela construído.

Através de aulas de Português, a mais básica das ferramentas de comunicação, acreditamos na capacidade do projeto e, principalmente, daqueles que o constituem, de ser um fomentador de ideias, com o objetivo amplo de fortalecer nossa participação como cidadãos. Inspirado em pedagogias alternativas ao modelo de ensino tradicional, o projeto enxerga a comunicação como instrumento de promoção da cidadania e a linguagem numaperspectiva de mudança social, de visão crítica e de leitura de mundo.

Não se trata apenas de dominar a norma culta do idioma. Trata-se, antes de mais nada, de entender-se como sujeito da própria língua (e de sua pátria), portanto, capaz de se comunicar para reivindicar, protestar, construir e transformar.

Os educadores são alunos da própria USP, principalmente dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propagandae Relações Públicas. O ambiente em sala de aula é construído sobre os princípios da igualdade entre todos os participantes do debate (professores e alunos) e do diálogo, a troca entre conhecimentos vindos das mais diversas fontes.

Sabemos que aulas semanais, por apenas dois semestres, não ensinam tudo o que é possível aprender na língua portuguesa, mas esperamos que elas ensinem que é possível.

Anúncios

9 comentários sobre “O Projeto

    1. Olá, Dario.
      As aulas acontecem uma vez por semana. Neste primeiro semestre de 2016 teremos turmas nos seguintes dias e horários:

      Quinta-feira (noturno) – das 19h30 às 22h30;

      Sexta-feira (matutino) – das 9h às 12h;

      Sábado (matutino) – das 9h30 às 12h30.

      Curtir

  1. Olá, estou super interessado no curso pois irá me ajudar muito na minha vida acadêmica, sou aluno de Rádio e Tv.
    Minha dúvida é quanto a comprovação da renda, moro de favor e atualmente não tenho registro na carteira, nesse caso como posso comprovar a minha renda, devo levar minha carteira de trabalho?

    Obrigado!

    Curtir

    1. Olá Ronedil. Você pode trazer um comprovante de renda das pessoas que moram com você e contribuem para que você se mantenha. Outra opção é fazer uma declaração de próprio punho atestando que não existe a possibilidade de comprovar sua renda e o porquê disso. Os últimos dias para se inscrever são 29 e 30, próximas sexta e sábado. Até lá!

      Curtir

  2. Olá! Tenho uma duvida com o comprovante escolar. Me formei em 2015 no ensino médio porém, minha escola foi ocupada e o comprovante não será possível de ser retirado neste momento, como faço?
    Desde já obrigada 🙂

    Curtir

  3. Oi Boa tarde. Sou estrangeiro. Meu filho, ainda que brasileiro, morou no exterior muitos anos e agora, ao voltarmos ao Brasil não tem a gramática necessária nem o poder de redação suficientes. Desconhece além as regras gramaticais do Português. Tem muito interesse em entrar na Universidade e sabemos lhe falta conhecimento da língua, embora fale como nativo. Ele cursa o ultimo ano do ensino meio numa escola publica da zona leste e agradeceria saber se ainda este ano terão vocês o modulo nro 1 disponivel para ele poder receber as aulas ou se for possivel se incorporar agora ja começado . Obrigado

    Curtir

      1. Especificamente para estrangeiros, recomendamos ainda:

        Cursinho Mafalda- http://www.cursomafalda.com.br/
        Projeto Si Yo Puedo- https://www.facebook.com/ProjetoSiYoPuedo/timeline

        Onde obter mais informações sobre cursos para estrangeiros:

        CDHI – Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante- http://www.cdhic.org.br/;
        CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante – http://www.camimigrantes.com.br/;
        Secretaria de Educação- 3396-0604 (falar com Adriana ou Cristiane).

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s